top of page

Instalação de Proteção Contra Descargas Atmosférica 

 Projetos,consultorias, montagem de sistema de proteção contra descargas atmosféricas pelo sistema franklin, gaiola de faraday e modelo eletromagnético.

Com a finalidade de proporcionar nível adequado de segurança aos ocupantes da edificação, bem como em casos de princípio de incêndio minimizar as possibilidades de propagação do fogo, diminuir os danos e facilitar as ações de socorro público, propomos CONTRATO ANUAL DE AUDITORIA TÉCNICA MENSALEQUIPAMENTO de ultima Geração nenhuma Mercado.

instalação de Proteção contra Descargas Atmosféricas
O terrômetro ESSE Instrumento e Conectado AO aterramento Que si deseja Testar e temperatura 2 hastes de referencia Que São colocadas no solo. O terrômetro Gera UMA Corrente Opaco e Gera UMA Queda de Tensão nsa resistores nd hastes de Referência e não aterramento proprio, atraves da Queda de Tensão o Instrumento indica uma Resistência não aterramento.
Caso o valor nao SEJA o Desejado PODEMOS Aumentar a quantidade de hastes UO Fazer hum Tratamento Químico do solo, Sendo Menos Interessante ESSA Segunda Opção POR UMA exigir Manutenção Maior Que JÁ OS Aditivos Usados ​​Vão Sendo Perdidos com o tempo, Sendo Útil quando nao HÁ Espaço parágrafo Aumentar o aterramento.

COMO CONSTRUIR

Pára-raios estrutural

As normas que regulamentam a instalação de SPDA (Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas) ficaram adormecidas por aproximadamente 20 anos, quando em 1993 a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) atualizou essas normas, as quais passaram a compor a NBR 5419, que teve como referência as normas da IEC (International Eletrical Comission) 61024.

Com a edição dessa norma muitos conceitos foram atualizados e novas técnicas passaram a compor os novos sistemas de proteção fazendo com que atingissem eficiências muito boas.

Das novidades podemos destacar as principais:

Os condutores de descida não precisam mais ficar afastados 20 cm da fachada
O condutor de descida tem que obedecer a um distanciamento entre condutores, o qual depende do nível de proteção
O nível de proteção deve ser classificado de acordo com o risco
A instalação de anéis de cintamento a cada 20 m de altura para prevenção contra descargas laterais
A equalização de potenciais entre todas as malhas de aterramento e todas as massas metálicas
A possibilidade de usar a estrutura de concreto armado das estruturas
É sobre esse último item que pretendo direcionar este trabalho.

 

 

O que é um Para-Raio ?
É uma haste de metal, comumente de cobre ou alumínio, destinado a dar proteção as edificações atraindo as descargas elétricas atmosféricas, raios, para as suas pontas e desviando-as para o solo através de cabos de pequena resistência elétrica. Como o raio tende a atingir o ponto mais alto de uma área, o para-raios é instalado no topo do prédio.Chama-se também para-raios, ou descarregador, o aparelho destinado a proteger instalações elétricas contra o efeito de cargas excessivas (sobretensões) e descarregá-las na terra.



 

Quais sao os danos causados pelos raios?
O Brasil é atingido, todo ano, por cerca de 100 milhoes de raios. Em nosso país os raios possuem uma intensidade média de 40.000 Ampéres, isto é, cerca de 10.000 vezes maior que a intensidade da corrente que circula nos aparelhos elétricos em nossas residencias. Devido a isto, os raios, quando atingem um objeto, geralmente causam grandes danos. Exemplos disso sao as queimas de aparelhos eletrônicos, como computadores, ou mesmo a interrupçao de energia elétrica.
Embora seja difícil determinar o total dos prejuízos causados pelos raios a sociedade, acredita-se que, só no estado de Sao Paulo, eles sejam da ordem de centenas de milhoes de reais a cada ano. Os raios também podem atingir as pessoas, causando sérios ferimentos ou até mesmo a morte. No Brasil cerca de 200 pessoas morrem, por ano, atingidas por raios.
Como se proteger dos raios?
Os raios sao perigosos. Por isso é importante evitar algumas situaçoes de risco. Em geral, os raios atingem um só ponto no solo, mas algumas vezes eles se ramificam e podem atingir vários locais.
Quando alguém é atingido diretamente por um raio, pode sofrer uma parada cardíaca e respiratória. Mesmo nesses casos, a pessoa tem chances de sobrevivencia. Para tanto, ela deve receber atendimento imediato, com massagem cardíaca e respiraçao artificial boca a boca. As pessoas também podem ser atingidas através de correntes elétricas que se propagam pelo solo a partir do ponto que o raio atingiu. Uma em cada seis pessoas atingidas diretamente por um raio morre. Entre as que conseguem sobreviver, muitas apresentam, para o resto de suas vidas, problemas de saúde em geral.
Para se prevenir da açao dos raios através das correntes elétricas que circulam pelo solo, deve-se evitar ficar dentro d'água e também próximo de árvores. Outros riscos sao as descargas menores que se formam a partir do raio. Para garantir a segurança, nao se deve ficar próximo de cercas ou de cabos de ligaçao do pára-raio com o solo.
Mas qual é a açao correta diante de uma tempestade súbita? O ideal é ficar dentro de casa. Quando isso nao for possível, procurar um abrigo ou tentar permanecer no carro. No entanto, se o local for descampado, o correto é ficar agachado, de preferencia calçando botas com sola de borracha.
A importância de um aterramento bem feito
Promover a segurança. Essa é a principal finalidade de um aterramento, projetado para evitar correntes de modo comum, assegurando tranqüilidade para o usuário de uma instalaçao de um prédio, de uma empresa, de uma casa, e também a segurança do equipamento eventualmente ligado a uma fonte elétrica.
Saiba como funciona
Conheça um sistema básico de pára-raios clicando

bottom of page